Convite Atualização Odontologia para Pacientes Especiais_.png

26/05/17
Auditório CRO-MT

PRÊMIO RICARDO IGLESIAS

Justificativa através de um breve histórico e embasamento para indicação do nome Ricardo Iglesias para ser o "Prêmio Ricardo Iglesias" instituído em outubro de 2016 em reunião ordinária da AIOPE Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais na cidade de Mendoza – Argentina.

Nome: Ricardo Iglesias Data Nascimento: 20/05/1962 em Cuiabá- Mato Grosso – Brasil. Filho de Domingos Iglesias Valerio e Norma Ruth Boehler Iglesias. Desde o seu nascimento com diagnóstico de Síndrome de Down apenas aos 16 meses de vida , incentivou seus pais a implantar e fundar a APAE de Cuiabá – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Incentivou a implantação do Movimento Fé e Luz e Catequese Diferencial em Cuiabá (Movimentos de Evangelização Católica para Deficientes Mentais). Incentivou os Movimentos de estudo e pesquisa na área de educação especial em Mato Grosso, implantando assim a inclusão de alunos especiais em escolas públicas de Mato Grosso, onde em uma delas foi alfabetizado. Incentivou os movimentos de Defesa dos Direitos da pessoa com deficiência em Mato Grosso e no Brasil no processo de garantia dos Direitos na Constituição da República Federativa do Brasil, na Constituição de Mato Grosso e na Lei Orgânica do Município de Cuiabá e Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Pessoa Deficiente. Incentivou a implantação do CAOPE – Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais pela Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso através de sua irmã Norma Cristina Boehler Iglesias Araujo em 20/05/1988. Há 25 anos participa de eventos científicos como Congressos da Federação Nacional das APAEs, Congresso Odontologia, Congressos nacionais e internacionais na área de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e as Jornadas Odontológicas de Estudos sobre Pacientes Especiais idealizadas peça Prof. Dr. Ruy dos Santos Pinto. Participou da Fundação da AMOPE – Associação Mato-grossense de Odontologia para Pacientes Especiais em 20/05/1998 em Cuiabá - MT- Brasil e AIOPE Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais onde foi homenageado em 26/11/2015 em Santiago – Chile. Sua vida, sua existência incentiva os estudos para aprimoramento de técnicas científicas na área de educação e saúde, fazendo com que ocorra qualidade de vida e saúde, inclusão social e o exercício da cidadania.

O Prêmio Ricardo Iglesias pela sua trajetória de vida, por sua sensibilização e diversos acontecimentos de importância para a odontologia deve ser oferecido às pessoas profissionais que se destacaram no passado e/ou no presente no exercício do ensino, pesquisa e dedicação na área de Odontologia para Pacientes Especiais (implantação e execução de projetos de relevância).

A indicação dos nomes desses profissionais dar-se-á pelos Acadêmicos previamente ao Presidente da AIOPE e este levará em reunião ordinária ou extraordinária onde será apresentado o currículo do indicado e aprovado pela maioria dos Acadêmicos. O Prêmio será entregue em sessão solene própria ou em evento onde a AIOPE participa.

Convite Solenidade Prêmio Ricardo Iglesias.png
Arte.png

TROFÉU PRÊMIO RICARDO IGLESIAS

Criado e desenhado em março de 2017, pelo renomado arquiteto e historiador cuiabano, Moacyr Freitas.

A evolução da forma do troféu indica simbolicamente:

- um nascimento

- o desenvolvimento que retrai

- a reação com esforço

- a retomada do desenvolvimento

TROFÉU_.jpg
1ª Edição Entrega do Prêmio Ricardo Iglesias

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - BRASIL

AIOPE2.png
AIOPE3.png

Acadêmica da AIOPE - Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais, Dra Norma Iglesias e Dra Adriane Iglesias estiveram presentes ca cerimônia da 1ª Edição de entrega do Prêmio Ricardo Iglesias.

Dra. Adriane Iglesias foi homenageada pela sua contribuição em prol da AIOPE.

O arquiteto e historiador, Moacyr Freitas, criador do Troféu Prêmio Ricardo Iglesias, também esteve presente na cerimônia.

AIOPE1.png
ASPODES_Logo.jpg